quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Poema cartesiano


Esse poema cartesiano 
comprova que poesia 
com versos perpendiculares 
também é geometria. 

Faço matemática 
somando, à pratica, 
o que subtraí da teoria. 
Pouca coisa, eu diria. 

Utilizando palavras 
e técnicas de notação 
formo conjuntos reais, 
com versos naturais, 
que tangenciam a imaginação. 

Nessa poesia, 
nada metrificada, 
escrevi meu teorema 
plantando raiz quadrada. 

Caro Pitágoras, 
ajude o pobre poeta 
a traçar uma parábola, 
paralela à linha reta 
e depois achar o delta 
na fórmula de Báskara. 

Estatisticamente 
a probabilidade 
é quase que nula. 
Não sei usar chaves, 
sou dessas mulas, 
que pensa que pensa, 
pastando no país de tolos, 
onde a razão da diferença 
é igual para todos. 

Um tanto sentimental 
equaciono emoções 
de primeiro e segundo grau. 
O peito, sem progressões, 
muda de lado, muda de sinal. 
Segue a incógnita do coração: 
‘X’ é o que afinal? 

Somando um verso n’outro 
sinto um certo desgosto, 
errei na conta de novo, 
não bate na prova real. 

Sei que não sou o primeiro 
que ao buscar o inteiro 
só encontrou o decimal. 

Comigo nunca dá certo, 
o cosseno da hipotenusa 
fica sendo a potência 
do quadrado 
com teto e ângulo reto 
ao cubo elevado. 

Chega de insistir 
em números primos ou PI 
positivo, negativo, 
cardinais ou ordinais, 
serei mais quociente, 
o resto já me é demais 
e, abrindo um parênteses, 
(deveria ter parado lá atrás). 

Comecei com ímpeto 
mas perdi logo o ritmo, 
pois só sei o mínimo 
múltiplo, como um místico, 
invento minhas próprias as leis, 
e fujo da regra de três. 

A fundo mesmo só sei
em palavras me fracionar 
para a poesia se diluir 
em versos pra multiplicar 
o que eu preciso dividir.

*A todos que, como eu, não são bons com os números...

3 comentários:

  1. Belas poesias!
    Muito bom este blog. Estou seguindo.
    Gostaria que visitasse meu espaço também
    e se quiser, deixar alguma opinião.
    Beijos, boa semana!
    sweet--hope.blogspot.com
    (Doce Esperança)

    ResponderExcluir